Realizou-se a quinta jornada da Série A da 2ª Divisão. A ronda não trouxe surpresas. Feitos venceu por 2 a 0 o Águias do Neiva. Soma cinco vitórias em cinco jogos. Lidera a tabela com 15 pontos e mantém o estatuto de principal candidato.

O Cristelo deu a resposta esperada após um início irregular e a recente mudança de treinador. Recebeu o Sequeade e venceu por 6 a 1. Os visitantes marcaram primeiro, mas o Cristelo reagiu com eficácia. Subiu do quinto lugar para o segundo. Tem 10 pontos, os mesmos do Águias do Neiva.

O S. Martinho vive uma recuperação clara. Depois de duas derrotas no arranque, alcançou a terceira vitória seguida. Ganhou fora ao Milhazes por 2 a 0. Subiu ao quarto lugar com 9 pontos, os mesmos do Sequeade e do Carvalhas. O Carvalhas tem menos um jogo.

O Carvalhal voltou às vitórias. Derrotou o Andorinhas por 2 a 1 e ocupa agora o sétimo lugar.

O Cossourado que não vencia desde a primeira jornada ganhou nas Fontainhas ao Creixomil por 3 a 0. Subiu ao oitavo lugar com 7 pontos. O Grimancelos fez o mesmo percurso. Não vencia desde a primeira jornada e ganhou fora ao Silveiros por 1 a 0. Está no nono lugar com 7 pontos. O Águias de S. Mamede continua sem pontos e ocupa o último lugar.

Na lista de destaques individuais não houve hat tricks. Roberto, do Cristelo, marcou dois golos. Zeca, do Cossourado, também marcou dois. Zeca entrou no grupo dos jogadores com 4 golos no top dez. A lista é liderada por Tiago São Bento e Rui Faria, do Várzea. Ambos têm 7 golos.

Cristelo 6-1 Sequeade
Goleada expressiva do Cristelo frente ao candidato Sequeade. Os visitantes até marcaram primeiro, por intermédio de Gatão, aos 13’, mas a vantagem durou pouco: Barroso empatou aos 27’ e assim se chegou ao intervalo (1-1).
Na segunda parte, o Sequeade desmoronou e sofreu mais cinco golos sem resposta:
48’ – Jorginho fez o 2-1
55’ – Macedo aumentou para 3-1
65’ – Roberto elevou para 4-1
75’ – Gonçalo Rodrigues assinou o 5-1

76’ – Roberto bisou e fixou o 6-1 final
O Cristelo igualou o Águias do Neiva no 2.º lugar, ambos com 10 pontos. O líder Feitos segue com 5 pontos de vantagem. O Sequeade caiu para o 6.º lugar, com 9 pontos.

Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Agradecer mais uma vez aos nossos adeptos num tempo difícil de chuva mesmo assim responderam presente. Sobre o jogo entramos bem na partida, contra a corrente do jogo sofremos 1 golo, se louvar foi um golo de 35 metros fazendo chapéu ao nosso redes. Fomos à procura do empates num canto o jogador do Sequeade agrediu o nosso central sendo penálti e expulsão justa. Chegamos ao intervalo 1-1. Na 2 parte estando em superioridade numérica soubemos aproveitar essa vantagem fazendo vários golos. Vitória justa.

Casimiro Barbosa treinador de Sequeade não enviou  comentário para este jogo.

Silveiros 0-1 Grimancelos

O Grimancelos voltou às vitórias — não ganhava desde a 1.ª jornada — ao bater o Silveiros por 1-0. O único golo do encontro foi marcado por Guilherme Veiga aos 45’. Com este triunfo, o Grimancelos subiu ao 9.º lugar, com 7 pontos. O Silveiros é 11.º, com 3 pontos.
César Ferreira treinador do Silveiros não enviou  comentário para este jogo.

Comentário de Minhoca treinador do Grimancelos. 

O Grimancelos saiu deste fim de semana com uma vitória por 1-0 fora de portas, num jogo em que demonstrou personalidade, controlo e uma identidade muito bem vincada. Na primeira parte, a equipa entrou dominante, muito forte na circulação de bola e especialmente competente na variação de flanco, conseguindo desmontar a organização defensiva adversária. As oportunidades foram surgindo naturalmente e, com justiça, chegou ao 1-0 ainda antes do intervalo. O resultado ao descanso refletia totalmente aquilo que se passou em campo. No segundo tempo, o Grimancelos manteve a mesma filosofia: posse, critério e iniciativa. A expulsão de um jogador adversário reforçou ainda mais o domínio e abriu espaço para vários lances de golo flagrantes — quatro ou cinco situações claras frente ao guarda-redes. A única falha da equipa foi mesmo na definição do último passe e na finalização, aspetos que impediram o resultado de ganhar outra dimensão.

Essa ineficácia manteve o jogo aberto até aos minutos finais, e num lance de bola parada o adversário ainda conseguiu criar perigo, algo natural quando a vantagem é mínima. Mesmo assim, nunca ficou em causa que o Grimancelos foi superior do início ao fim. No balanço final, trata-se de uma vitória mais do que justa, que apenas “peca por escassa”. Pelo volume e qualidade das ocasiões criadas, o marcador podia perfeitamente ter terminado em 0-3 ou 0-4.

Ainda assim, ficam os três pontos — o mais importante numa caminhada que se faz jogo a jogo, com ambição de chegar aos lugares cimeiros. A equipa apresentou um futebol positivo, atrativo e dentro do plano traçado, deixando motivos de orgulho para os adeptos do Grimancelos. 

Feitos 2-0 Aguias do Neiva

O Feitos mantém o pleno no campeonato. A goleada sofrida frente aos Leões da Serra, para a Taça, foi um acidente de percurso e a equipa voltou ao trilho das vitórias este domingo, batendo o Águias do Neiva, que também tem feito um bom arranque, por 2-0. Os golos surgiram no final de cada parte: aos 45’, Juca  fez o 1-0, e aos 90’ Chita fechou o resultado em 2-0. Com 5 jogos e 5 vitórias, o Feitos soma 15 pontos e lidera isolado. O Águias do Neiva foi apanhado no 2.º lugar e desceu ao 3.º, com os mesmos 10 pontos do Cristelo.

Comentário de Daný treinador do Feitos:
Jogo onde entramos muito bem, já esperávamos uma excelente equipa pela frente. Numa primeira parte em que tivemos sempre mais bola e o adversário tentou aproveitar lances contra ataque. Tem um lance que adversário faz um remate fora da área em que a bola raspa o poste e poderia ter sido um grande golo. Tirando esse lance o feitos dominou e controlou o jogo na primeira parte onde chegamos em vantagem com naturalidade. 2 parte jogo mais diferente adversário tentou assumir o jogo e nós como equipa já tínhamos falado que iríamos encarar 2 parte mais no contra ataque pois saberíamos que iríamos ferir o adversário numa transição rápida. Substituições surtiram efeito desejado onde acabamos por fazer 2 golos numa transição. Resultado completamente justo sem discussão possível. Orgulhoso dos meus jogadores, souberam entender perfeitamente o plano de jogo e Timing que se pediram tanto com bola e sem ela. Agradecer aos adeptos e continuar a prometer muito trabalho com pés assentes na terra.

Comentário de Ricardo Ferreira treinador do Aguias do Neiva:
Jogo onde sabíamos as dificuldades que íamos ter, um adversário que está moralizado, muito forte em casa, e sabíamos que um pequeno erro nosso podia ser fatal, e o jogo resume-se a isso, dois erros, dois golos para o Feitos. Não adianta dizer que tivemos melhor, que temos mais qualidade, porque o Feitos fez o seu jogo, lutou por isso e foi Feliz. A nós cabe trabalhar, para evitar estes erros, que estão a sair muito caros, e óbvio sermos mais eficazes.

Carvalhal 2-1 Andorinhas

O Carvalhal não perde desde a 1.ª jornada, tem vindo a recuperar terreno e já ocupa o 7.º lugar, com 8 pontos. Num jogo difícil frente ao Andorinhas, venceu por 2-1. Melo abriu o marcador aos 23’, resultado que se manteve até ao intervalo. Aos 55’, Carneiro fez o 2-0. Aos 75’, um autogolo reduziu para 2-1, mas o marcador não voltaria a mexer. O Andorinhas continua sem qualquer ponto, apesar das boas exibições que tem vindo a realizar.


 Nuno Ervalho treinador do Carvalhal e Bekas treinador do  Andorinhas  não enviaram comentário para este jogo.

 

Milhazes 0-2 S. Martinho

O São Martinho reagiu bem às duas derrotas iniciais e somou agora a 3.ª vitória consecutiva, subindo ao 4.º lugar com 9 pontos. O Milhazes voltou a sair derrotado e permanece no 13.º lugar com 2 pontos.
O S. Martinho marcou aos 30’ (João Silva) e aos 90’ (Luís), fechando o 0-2 final.  
 

Paulo Gomes treinador do Milhazes não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de João pedro Silva treinador do S. Martinho:
Perante condições climatéricas pesadas e um terreno difícil, preparámo-nos bem e nunca quisemos abdicar de jogar futebol, porque era possível fazê-lo, e fizemo-lo. Encarámos o jogo com a máxima seriedade e defrontámos um adversário muito aguerrido e extremamente bem organizado. Entrámos fortes, com a predisposição certa, muito proativos, e após uma ou outra boa jogada coletiva chegámos ao golo num ataque rápido que terminou com um extraordinário remate do Jota de fora da área. Com o passar do tempo, o jogo tornou-se cada vez mais combativo, mas os rapazes uniram-se: soubemos gerir quando era preciso gerir, soubemos sofrer quando foi preciso sofrer e soubemos matar o jogo perto do final com mais um golo de belo efeito do Ribas. Continuar a trabalhar! Há muito para melhorar, juntos!

Creixomil 0-3 Cossourado

O Cossourado voltou aos triunfos após três jornadas sem vencer, derrotando o Creixomil por 3-0 nas Fontainhas. Zeca abriu o marcador aos 25 minutos (1-0). Na segunda parte bisou aos 55’, fazendo o 2-0. Léo, aos 90’, fixou o resultado em 3-0.
O Cossourado ocupa o 8.º lugar com 7 pontos; o Creixomil está no 12.º, com 2 pontos.

Comentário de Hélder Cardoso "Xanana" treinador do  Creixomil:
Entramos muito mal no jogo.. Sem atitude e sem intensidade e o adversário aproveitou para se colocar a vencer numa jogada muito consentida da nossa parte.. 1a parte controlada pelo adversário sempre muito confortável com o jogo directo e com o estado do terreno. Perto do intervalo uma expulsão do nosso ponta de lança que em duas faltas normais vê dois amarelo, temos expulsões em todos os jogos, não somos uma equipa violenta e a arbitragem tal como nós tem de melhorar.. Exigimos respeito. Curiosamente a partir daí tomamos conta do jogo e na 2a parte fomos melhores mas nem de penalti conseguimos fazer golos.. Temos de concretizar mas mentalmente não estamos bem e não pode continuar.. Temos de mudar a nossa atitude e ter menos ansiedade na frente da baliza porque mesmo com dez na 2a parte fomos melhores.. Mas a bola teima em não entrar. Uma palavra para os nossos adeptos que mesmo num dia de chuva estão sempre lá...

Comentário de David Sousa treinador adjunto do Cossourado: 
Vitória muito importante frente a um adversário difícil e muito aguerrido. Entrámos muito bem, superiores desde o início, e chegámos naturalmente ao golo. Após a expulsão do adversário, o Creixomil ainda teve a oportunidade de empatar de penálti, mas desperdiçou. Curiosamente, em 11 contra 10 sentimos alguma ansiedade e dificuldade em controlar o jogo. Ainda assim, não nos acomodámos à vantagem mínima e chegámos ao 2–0. Apesar de não termos tanta bola como queríamos, o adversário não criou perigo real. Com o 3–0 fechámos o jogo. Vitória justa: fomos superiores no 11 contra 11 e mantivemos essa superioridade após a expulsão. Agradeço aos nossos adeptos e contamos com o vosso apoio no próximo jogo, na nossa casa.