Realizou-se no domingo a sexta jornada da 1ª Divisão. Com seis jogos disputados, começa a ficar claro quem mantém regularidade. Remelhe e Leocadenses seguem no topo sem derrotas na época 2025 2026.
O Leocadenses foi a equipa em destaque. Venceu os Leões da Serra por 3 a 1. Chegou ao intervalo a vencer por 2 a 0. Atravessa o melhor momento da época. Empurrou os bicampeões para o sexto lugar. Os Leões da Serra têm agora os mesmos pontos do oitavo classificado. Estão a oito pontos do líder.
O Remelhe goleou o GDR Campo por 5 a 1. O Campo reforçou o ataque, mas continua frágil atrás. É a segunda pior defesa das 16 equipas. Petina marcou três golos. A equipa de Miguel Sá Pereira soma seis vitórias. Lidera com 18 pontos. Tem dois pontos de vantagem sobre o Leocadenses. O Pereira ganhou ao Paradela por 1 a 0. Subiu ao terceiro lugar com 12 pontos. Está a quatro pontos do Leocadenses.
O Macieira venceu o Paradela por 2 a 0. Tem 11 pontos. Está ao lado do Palme no quinto lugar. O Núcleo da Silva somou a terceira vitória seguida. Derrotou o Palme por 2 a 1 com um golo perto dos 90. Subiu ao oitavo lugar com 10 pontos. Os Leões da Serra e o GDR Campo têm os mesmos pontos. O Carapeços venceu no campo do Águas Santas por 2 a 1 com golo perto dos 90. Igualou o Águas Santas. Está agora no décimo lugar com os mesmos pontos do Bastuço S. João. O Águas Santas caiu para o décimo primeiro lugar. O Fonte Coberta obteve a primeira vitória da época. Ganhou em Negreiros por 3 a 1. Subiu ao décimo segundo lugar com quatro pontos. Ultrapassou Negreiros e igualou Paradela e Perelhal. Estas equipas ocupam zona de descida. O Oliveira vive o pior momento. Sofreu a quinta derrota seguida. Está isolado no último lugar com um ponto.
Os principais destaques foram a força de Remelhe e Leocadenses e a quebra de forma do GDR Campo, do Palme e dos Leões da Serra. O Macieira supera expectativas e pode influenciar a luta pelo título.
Destaques individuais da jornada
Petina, do Remelhe, marcou três golos. Igualou Hugo, do Leocadenses, que marcou um golo. Ambos têm seis golos. Nani, do Fonte Coberta, marcou dois golos. Nuno Maciel, do GDR Campo, segue com cinco golos.
Com quatro golos seguem David, do Silva, Tino, do Remelhe, Veloso, do Macieira, e Nuno Rodrigues, do Águas Santas.
Águas Santas 1-2 Carapeços
O Carapeços regressou às vitórias após a derrota frente ao Leocadenses. Já o Águas Santas, depois de vencer em Oliveira, não conseguiu somar pontos desta vez. Hugo Carvalho inaugurou o marcador de grande penalidade aos 12’. Hélder empatou aos 25’ na sequência de um canto. Na segunda parte, o Águas Santas enviou uma bola à barra e protestou um possível golo, mas árbitro e assistente entenderam que a bola não ultrapassou a linha.
Perto do fim, Laranjeira protagonizou uma jogada brilhante na esquerda e cruzou para Nakata selar o 1-2. O Carapeços subiu ao 10.º lugar com 7 pontos; o Águas Santas está em 11.º, também com 7.
Filipe Lopes treinador do Águas Santas e Manike treinador do Carapeços não enviaram comentários para este jogo.
Macieira 2-0 Paradela
O Macieira regressou às vitórias depois do empate em Palme. O nulo manteve-se até aos 65’, quando Paulinho marcou o 1-0. Aos 75’, Daniel Esteves fez o 2-0 final. Com os deslizes de Palme e Leões da Serra, o Macieira aproximou-se dos lugares de topo: é 5.º com 11 pontos, os mesmos do Palme. O Paradela ocupa o 13.º lugar com 4 pontos.
César Nunes treinador do Macieira e Chico treinador do Paradela não enviaram comentários para este jogo.
Bastuço S. João 1-1 Perelhal
O Perelhal esteve perto da vitória fora de casa, mas deixou fugir os três pontos aos 85’. Mix (Vídeo) fez o 0-1 aos 65’, mas Miguel Pereira empatou para o Bastuço S. João perto do final. O Bastuço é 9.º com 7 pontos; o Perelhal caiu para 14.º, com 4.
Manuel Pinto treinador do Bastuço S. João não enviou comentário para este jogo.
Comentário de Diogo Rodrigues treinador do Perelhal:
A primeira parte foi muito equilibrada, com ambas as equipas a demonstrarem grande respeito mútuo. Criámos algumas situações, mas nunca fomos verdadeiramente perigosos. Ao intervalo corrigimos alguns aspetos e entrámos mais agressivos, mais desequilibradores, e o golo acabou por surgir com naturalidade. Após o golo mantivemos cerca de dez minutos de bom nível e tivemos mais do que uma ocasião clara para ampliar o resultado, mas voltámos a pecar na finalização. Depois disso, o Bastuço assumiu o controlo do jogo, criou algumas oportunidades e chegou ao empate. É uma equipa muito interessante, que se preparou muito bem para a exigência da 1.ª Divisão. Não fomos capazes de resistir à insistência do adversário. O resultado acaba por ser justo, embora o nosso objetivo fosse claramente trazer os três pontos.
Pereira 1-0 Oliveira
O Oliveira esteve perto de arrancar um empate, mas sofreu o golo já no cair do pano, apontado por Vítor Araújo. Continua sem vencer e permanece no último lugar com apenas um ponto. O Pereira subiu ao 3.º lugar, com 12 pontos.
Cacioli treinador do Pereira não enviou comentário para este jogo.
Comentário de Hélder Rodrigues "Papagaio" treinador do Oliveira:
Sobre o jogo… acho que fizemos uma exibição de grande caráter. Fomos organizados, competitivos e corajosos. Criámos oportunidades suficientes para trazer outro resultado. Quanto ao golo sofrido aos 95 minutos… há coisas que não podemos controlar. Não vou comentar diretamente, mas quem viu o lance sabe que ficou a sensação de que podia, e devia, ter sido analisado de outra forma. São detalhes que fazem diferença, principalmente num jogo tão equilibrado. Mas nós não nos vamos agarrar a isso. É frustrante perder pontos assim. Claro que é. A equipa trabalhou, lutou, sofreu e merecia mais. Mas se há coisa que este grupo tem é caráter: levantamo-nos, limpamos o pó e seguimos em frente. Com esta atitude, e com os adeptos que temos, o Oliveira vai continuar a ser difícil, mesmo quando alguns detalhes do jogo não nos ajudam muito. E deixo aqui uma mensagem final, com todo o respeito: Não brinquem com o Oliveira.
Silva 2-1 Palme
O Silva, que à 3.ª jornada tinha apenas um ponto, somou agora a 3.ª vitória consecutiva e atingiu os 10 pontos, ocupando o 8.º lugar — os mesmos dos Leões da Serra, que estão em 6.º. David, jogador formado no Carapeços, abriu o marcador aos 12’ e soma já 4 golos no campeonato. Bruno Libra empatou para o Palme aos 63’, mas Rui Ferreira, aos 90’, garantiu o 2-1 final. O Palme, que começou bem, caiu do 3.º para o 4.º lugar, com 11 pontos.
Comentário de António Carvalho treinador do Silva:
Quanto ao jogo sabíamos que íamos defrontar uma equipa que ainda não tinha perdido, que se reforçou com 6 ou 7 jogadores do federado, uma equipa muito experiente e com objetivos diferentes dos nossos e por isso estávamos a espera de um jogo difícil. Uma primeira parte de muita luta e de muita entrega por parte dos jogadores das duas equipas. Os lances mais perigosos eram através de bolas paradas, lançamentos ou cantos. Conseguimos chegar ao golo por volta dos 20m. Uma primeira parte em que acho que a minha equipa foi melhor. Na segunda parte, o adversário entrou melhor. Meteu mais gente na frente criando-nos algumas dificuldades com muitas bolas bombardeadas para a nossa área. Uma equipa mais forte fisicamente e consegue chegar ao golo por volta dos 65m. Nós começamos a refrescar a equipa para tentar criar dificuldades à defesa adversária e conseguimos chegar ao golo aos 80m numa excelente arrancada de Caridade pela esquerda a levar tudo à frente e assistir Rui na zona de penalti a encostar para golo. Dois jogadores acabados de entrar. O adversário ainda tentou chegar ao empate com várias bolas na nossa área mas estivemos muito bem a defender a nossa baliza. Uma vitória muito importante pois ainda não tínhamos ganho em casa esta época. Dar os parabéns aos meus jogadores pela atitude e empenho que tiveram. Agradecer aos nossos adeptos pelo apoio.
Comentário de Tiago Losa treinador do Palme:
Foi um jogo bem disputado em que assumimos o jogo desde o início. Entramos fortes com a convicção de marcar cedo mas a meio da 1 parte sofremos um golo de lançamento lateral. Mantivemos o caudal ofensivo mas a verdade é que podíamos estar a perder 2-0 ao intervalo, tal não aconteceu devido a uma fantástica defesa do Zé Rui. Na 2 parte entramos ainda mais fortes, dominando o meio campo. Chegamos ao golo do empate com um lance de muita sorte. Continuamos em busca da vitória mas no último terço não estávamos inspirados. Numa má abordagem a um lance sofremos o 2-1 e acabamos por perder o jogo. Quando se sentia que o empate era pouco para nós acabamos mesmo por perder. Parabéns ao Silva que com as armas que tinha definiu bem a estratégia para ganhar o jogo. Este é daqueles jogos que só tenho de dar os parabéns às 3 equipas. Agora é aprender, levantar a cabeça e pensar no próximo jogo.
Negreiros 1-3 Fonte Coberta
O Negreiros não vence desde a 2.ª jornada. Apesar dos muitos golos marcados (10), continua sem traduzir isso em pontos. Desta vez, perdeu em casa por 1-3 frente ao Fonte Coberta, que conquistou a sua primeira vitória da época. O Jogo foi para o intervalo 0-0. Nani marcou aos 60’ e Costinha aos 70’,0-2 . Huguinho reduziu aos 80’, 1-2 , mas Nani bisou e fixou o 1-3 final aos 85 . O Fonte Coberta subiu ao 12.º lugar com 4 pontos; o Negreiros caiu para 15.º, com 3.
Vítor Ferreira treinador do Negreiros e Christophe treinador do Fonte Coberta não enviaram comentários para este jogo.
Leocadenses 3-1 Leões da Serra
O Leocadenses somou a 5.ª vitória consecutiva, empurrou os Leões da Serra para fora dos lugares cimeiros e mantém-se firme no encalço do líder Remelhe, graças ao triunfo por 3-1 sobre os bicampeões. Tem sido evidente a entrada forte da equipa nos primeiros minutos, e a eficácia tem feito a diferença. Zé Carlos abriu o marcador aos 15’ e Hugo ampliou para 2-0 aos 30’. Assim se chegou ao intervalo.
Na segunda parte, aos 72’, Araújo, ex-Leocadenses, agora de verde e branco , reduziu para 2-1. A margem mínima obrigou o Leocadenses a sofrer até perto do final, mas aos 89’ Reko (Vídeo) selou a vitória, após uma jogada magistral de Jamir Lopes.
Tal como na época passada, o Leocadenses voltou a vencer os leões pelo mesmo resultado. Contudo, os bicampeões acabaram por conquistar o título com margem confortável. Agora, o cenário complica-se: estão a 8 pontos do líder e a 6 do Leocadenses. Esperar deslizes de ambos parece improvável, mas o campeonato ainda vai longo, e Remelhe e Leocadenses ainda têm duelo marcado.
Comentário de Joel Arantes treinador do Leocadenses:
Um bom jogo por parte da nossa equipa. Uma entrada muito forte no jogo, controlando todos os momentos do mesmo. Conseguimos tirar por completo a bola ao adversário, criando-lhes bastantes dificuldades na circulação. Fomos chegando a baliza adversária várias vezes, criando situações para marcar. Acabamos por chegar aos golos, diria de forma natural, para aquilo que estávamos a criar. O resultado ao intervalo acaba por ser inteiramente justo. Na segunda parte, sabíamos que o adversário, por via do resultado, iria arriscar mais, e com as 3 alterações ao intervalo, acabamos por demorar algum tempo a acertar nas marcações. O Adversário teve mais bola na segunda parte, mas em termos de oportunidades de golo só mesmo através de cantos e livres diretos nos conseguia incomodar. O adversário acaba por conseguir reduzir, já perto do final. Com o acreditar do adversário e claro com as linhas subidas, Acabamos por no contra-ataque fechar o jogo em 3-1. Um bom jogo de nossa parte, vitoria merecida.
Bruno Vilas Boas treinador do Leões da Serra não enviou comentário para este jogo.
Remelhe 5-1 GDR Campo
O Remelhe parece ter afinado a mira e goleou o GDR Campo por 5-1. Apesar do forte investimento no ataque, defensivamente o GDR continua a fraquejar, soma já 14 golos sofridos, apenas superado pelo Negreiros (15).
O Remelhe tem agora o melhor ataque da 1.ª divisão (16 golos) e a melhor defesa (2 golos sofridos), mantendo os 100% de vitórias. Lidera com 18 pontos. O GDR Campo desceu ao 8.º lugar com 10 pontos.
Marcha do marcador:
2’ Petina 1-0
25’ Gonzalez 2-0
30’ Tino 3-0
44’ Cunha 3-1
55’ Petina 4-1
75’ Petina 5-1 (hat-trick)
Comentário de Fábio Pinheiro (Vídeo) jogador do Remelhe:
José Ribeiro treinador do GDR Campo não enviou comentário para este jogo.