É cada vez mais provável que, na Série B da 2.ª Divisão, exista apenas uma luta verdadeiramente acesa pelo 2.º lugar, já que tudo indica que o Várzea irá garantir a subida à divisão de elite. A equipa não só lidera como continua a superiorizar-se claramente aos seus adversários. Nesta jornada, goleou o Lírio do Neiva por 8-1, num jogo que ficou ainda marcado pelo regresso aos golos de Rui Faria, que andava desaparecido das folhas de marcadores há várias jornadas.
A distância para o 2.º classificado é já de sete pontos, com o Baluganense a assumir essa posição depois de vencer por 3-1 em Fragoso, num jogo entre duas equipas que deverão discutir a subida. A partida, no entanto, não chegou ao fim, terminando aos 80 minutos por abandono da equipa do Fragoso, uma situação que já foi desenvolvida num artigo à parte. Perder por 3-1 ou 3-0 seria sempre derrota certa, mas as sanções disciplinares e financeiras serão inevitáveis.
Apesar da derrota, o Fragoso mantém o 3.º lugar, apenas a um ponto do Baluganense, embora com desvantagem no confronto direto caso ambas terminem o campeonato com os mesmos pontos.
O Chorente, com uma vitória expressiva por 4-0 frente ao Necessidades, subiu ao 4.º lugar, com 24 pontos, ficando agora a seis do lugar de subida. O Santa Eugénia, apesar de folgar, manteve o 5.º lugar, com 22 pontos.
O Pedra Furada não foi além de um empate 2-2 com o S. Mamede, mas ainda assim subiu ao 6.º lugar, com 20 pontos, aproveitando o mau momento do Cambeses, que perdeu em casa com o Aborim e desceu ao 7.º lugar, com 19 pontos. Destaque ainda para o MARCA, de Vila Cova, que interrompeu uma série positiva dos Estrelas de S. Pedro ao vencer por 4-3, subindo na tabela classificativa.
Numa jornada em que foram marcados 31 golos, o principal destaque vai para o jogo em Várzea, onde se apontaram nove golos. Rui Faria regressou em grande, assinando um hat-trick, feito igualmente alcançado por Pedro Jesus, do Chorente, na vitória por 4-0 frente ao Necessidades.
Bisaram ainda nesta ronda:
- Tiago Bento (Várzea),
- Gil Sousa (Baluganense),
- Daniel Cardoso (MARCA),
- Bruno Gomes (Estrelas),
- Américo (Aborim),
- Pedro Lopes (Pedra Furada).
Na lista dos melhores marcadores, Rui Faria (Várzea) regressou ao topo, igualando Gil Rego (Baluganense) e Gatão (Sequeade), todos com 14 golos. Tiago Bento (Várzea) subiu ao 4.º lugar, com 13 golos.
Várzea 8-1 FC Lírio do Neiva
Campo do Várzea
Era expectável a vitória do líder do campeonato, o Várzea, frente ao Lírio do Neiva, mas não pelos números alcançados. Este jogo serviu também para despertar o goleador Rui Faria, que assinou um hat-trick e voltou a entrar na luta pelo troféu de melhor marcador. Ainda assim, foi Tiago Bento, outro dos destaques da equipa do Várzea, quem abriu o marcador, aos 28 minutos (1-0). Aos 31 minutos, Rui Faria aumentou para 2-0. Aos 43, Tiago Bento bisou e fez o 3-0 e, já sobre o apito para o intervalo, um autogolo permitiu ao Várzea chegar ao 4-0 com que se foi para o descanso. Na segunda parte, Rui Faria voltou a marcar aos 67 minutos, dilatando para 5-0. O Lírio do Neiva reduziu para 5-1 aos 68 minutos, por Zé Carlos, mas o Várzea respondeu rapidamente: Kiko fez o 6-1 aos 70 minutos, Rui Faria apontou o 7-1 aos 83, e Bessa fechou a contagem em 8-1. O Várzea segue firme na liderança e aumentou a vantagem sobre o 2º classificado, Baluganense, de 5 para 7 pontos. O Lírio do Neiva dificilmente escapará ao 3º escalão na próxima época.
Comentário de Várzea:
Várzea não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de FC Lírio do Neiva:
FC Lírio do Neiva não enviou um comentário para este jogo.
Fragoso 1-3 Baluganense
Campo 13 de Maio, Fragoso
Defrontavam-se duas das equipas com mais possibilidades de acompanhar o Várzea na luta pela subida de divisão, antevendo-se uma partida interessante, não só pela qualidade demonstrada, mas também pela regularidade de resultados que ambas as equipas têm apresentado ao longo da época. O jogo não terminou como mandam as regras, mas a vitória do Baluganense já ninguém lhe tira.
O Fragoso não poderia ter tido melhor entrada na partida, já que aos 8 minutos Xuxu inaugurou o marcador para os Lobos de Fragoso. No entanto, a equipa das margens do rio Neiva conseguiu chegar ao empate ainda antes do intervalo, por intermédio de Fábio Sousa (Sonic), aos 37 minutos, levando o jogo empatado para o descanso.
Na segunda parte, com o resultado ainda em 1-1, surgiu a expulsão do segundo jogador da equipa da casa, sendo que ambas as expulsões resultaram de duplo cartão amarelo. Poucos minutos depois, o Baluganense aproveitou a superioridade numérica e virou o jogo a seu favor, com dois golos de Gil Rego, um dos líderes da lista de melhores marcadores do campeonato: fez o 1-2 aos 72 minutos e ampliou para 1-3 aos 75 minutos. Pouco depois instalou-se a confusão, com a exibição de mais cinco cartões vermelhos a elementos que se encontravam no banco de suplentes. Na sequência dos acontecimentos, os jogadores do Fragoso abandonaram o recinto de jogo, levando o árbitro a dar o encontro por terminado.
No que diz respeito às consequências deste jogo, o Baluganense subiu ao 2º lugar da tabela, passando a somar 30 pontos. O Fragoso, apesar da derrota, mantém-se bem posicionado no 3º lugar, apenas a 1 ponto do Baluganense, continuando na luta pela subida, embora já não dependa apenas de si e com desvantagem no confronto direto.
Comentário de Fragoso:
Fragoso não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Jorge Faria treinador do Baluganense:
Jogo muito complicado, marcado pelo confronto entre duas grandes equipas. Na 1ª parte, o Baluganense entrou muito bem, dominador, apesar do terreno difícil, muito escorregadio e propício a faltas. Contudo, na primeira oportunidade do adversário, e após um erro defensivo da nossa parte, o Fragoso chegou ao golo que lhes deu vantagem. A partir desse momento, o jogo ficou mais equilibrado; recuámos um pouco, mas mantivemos sempre a atitude e acabámos por chegar ao golo da igualdade. Na 2ª parte, com alguns jogadores condicionados pelos cartões, procedemos a algumas alterações. Sabíamos igualmente que o adversário também estava condicionado e que, ao aumentarmos a velocidade na nossa linha da frente, o Fragoso recorreria mais frequentemente à falta para travar o nosso ataque. Mantivemos um ritmo elevado e chegámos ao golo da reviravolta. Parabéns à minha equipa, que com muito mérito conquistou os 3 pontos. Agradecimento especial aos nossos adeptos, incansáveis no apoio à equipa.
Chorente 4-0 Necessidades
Campo de Macieira
O Chorente venceu o Necessidades por 4-0 e ganhou margem para atacar os lugares de subida. Apesar do resultado expressivo, o jogo chegou ao intervalo sem golos. Na segunda parte tudo mudou a favor da equipa orientada por Miguel Cardoso. Thiago Speth de penalti inaugurou o marcador aos 50 minutos e, a partir daí, Pedro Jesus assumiu o protagonismo ao apontar um hat-trick, com golos aos 60, 70 e 80 minutos, completando uma goleada que não se previa ao intervalo. Com esta vitória, o Chorente soma agora 24 pontos, ocupando o 4º lugar. O lugar de promoção está nos 30 pontos, atualmente pertencentes ao Baluganense. O Necessidades atravessa uma grave crise de resultados e a descida ao 3º escalão está praticamente garantida, somando apenas 5 pontos no último lugar da tabela.
Comentário de Daniel Cardoso treinador do Chorente:
Um jogo que começou com 3 grandes oportunidades nossas, entramos com toda a vontade de ganhar o jogo, porque sabíamos que o adversário vinha com uma vontade imensa de pontuar mas a nossa equipa tinha tudo bem estudado para esta partida. Hoje sim fomos uma só equipa a trocar a bola rápido com as linhas bem curtas para não dar espaço ao adversário, fomos para o intervalo com 10 remates á baliza do adversário. No segundo tempo entramos bem novamente e após o primeiro golo a equipa libertou se um pouco mais e fizemos mais três golos o adversário ainda desperdiçou 2 pênaltis mas não criaram perigo para a nossa baliza.
Comentário de Necessidades:
Necessidades não enviou um comentário para este jogo.
S. Mamede 2-2 Pedra Furada
Campo de Sta. Eugénia
Foi por muito pouco que o S. Mamede não conseguiu a terceira vitória da época. A equipa de Vilar do Monte jogou no recinto de Santa Eugénia, devido a obras no seu campo de jogos, e entrou melhor na partida. Perto do intervalo, Rúben Penedo inaugurou o marcador para a equipa das Águias, levando o resultado de 1-0 para o descanso. Na segunda parte, decorria o minuto 65 quando Pedro Vilas Boas dilatou a vantagem para 2-0. No entanto, a resposta do Pedra Furada foi imediata, com Pedro Lopes a reduzir para 2-1 aos 67 minutos. Já perto do final, o mesmo Pedro Lopes voltou a marcar, aos 85 minutos, estabelecendo o empate a 2-2, resultado que acabaria por ser final.
Com este empate, o Pedra Furada atrasa-se na luta pela subida, somando 20 pontos no 6º lugar, ficando a 8 pontos do Baluganense, que ocupa o último lugar de promoção. O S. Mamede fica cada vez mais perto de integrar o 3º escalão na próxima época.
Comentário de S. Mamede:
S. Mamede não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Pedra Furada:
Pedra Furada não enviou um comentário para este jogo.
MARCA 4-3 Estrelas S. Pedro
Campo do MARCA Vila Cova
Foi um resultado surpreendente a vitória do MARCA frente ao Estrelas, equipa que vinha a realizar bons resultados. Com esta derrota, o Estrelas caiu para a zona de despromoção ao 3º escalão. A equipa orientada por Miguel Alves encontra-se agora no 8º lugar, com 16 pontos, estando a linha de água a apenas 3 pontos. Daniel Cardoso colocou o MARCA em vantagem aos 13 minutos (1-0). Ronilson empatou para o Estrelas aos 17 minutos (1-1). Aos 20 minutos, Luís Cunha voltou a colocar o MARCA na frente, fazendo o 2-1, resultado ao intervalo. No início da segunda parte, Daniel Cardoso bisou e dilatou para 3-1 aos 50 minutos. O Estrelas respondeu de imediato com Bruno Gomes a reduzir para 3-2 aos 52 minutos. Aos 60 minutos, o mesmo Bruno Gomes bisou e empatou a partida a 3-3. Já em cima do apito final, aos 90 minutos, Leandro Pereira apontou o golo da vitória do MARCA, fixando o resultado em 4-3. Com este triunfo, o MARCA passou a somar 9 pontos, ainda longe da linha de água, situada nos 19 pontos.
Comentário de MARCA:
MARCA não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Miguel Alves treinador do Estrelas S. Pedro:
Entramos muito mal no jogo e quando dê-mos conta estávamos a perder por 2-0 (13min) em 2 aproximações do adversário à nossa baliza muito mal abordada pela n/ equipa. A partir daqui foi sempre a correr atrás do prejuízo, 3-1 para 3-3 e já no ultimo minuto pendeu para eles quando podia pender para nós. Jogo não muito bem jogado, relvado em péssimas condições, jogo muito disputado e físico mas sempre leal. Tristes pois esperávamos vencer, á que levantar e olhar já para o próximo jogo que será um duro teste.
Cambeses 1-2 Aborim
Campo de Cambeses
O Cambeses voltou a perder, desta vez em casa frente ao Aborim, e começa a ver a subida de divisão cada vez mais distante. Mais preocupante ainda é a proximidade da zona de descida, já que a equipa soma 19 pontos no 7º lugar, apenas a 1 ponto das equipas que, neste momento, fariam parte do 3º escalão. O 8º lugar, já de descida, é ocupado pelo Estrelas de S. Pedro, com 16 pontos. A equipa do Vale do Neiva adiantou-se no marcador aos 25 minutos, por intermédio de Américo Mendes (0-1), resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, o Aborim dilatou a vantagem, novamente por Américo Mendes, que bisou na partida. Aos 60 minutos, o Cambeses ainda relançou o jogo ao reduzir para 1-2, por intermédio de Marquinho. Apesar do tempo que restava, os jogadores orientados por Carlos Pio pecaram na finalização e não conseguiram evitar a derrota.
O Aborim, apesar da vitória, continua na zona do 3º escalão, ocupando o 9º lugar com 14 pontos, a 5 da linha de água.
Comentário de Carlos Pio treinador do Cambeses:
Jogo muito desmoralizado da nossa parte , andamos sempre atraz do resultado , fizemos o 1x2 na segunda parte depois arriscamos mais pecamos na finalização. ACDR
Comentário de Aborim:
Aborim não enviou um comentário para este jogo.