Realizou-se no passado domingo, 15 de fevereiro, a 16.ª jornada da 2.ª Divisão – Série A, marcada por alterações significativas entre os sete primeiros classificados.

O S. Martinho mantém a liderança, apesar do empate a duas bolas na deslocação ao Sequeade, em jogo disputado em Miguel da Carreira. O ponto conquistado permite-lhe conservar dois pontos de vantagem sobre o novo segundo classificado, o Águias do Neiva.

A formação neivense foi uma das grandes vencedoras da jornada ao bater o Cristelo por 2-0, em confronto direto, ultrapassando o adversário na tabela. O Cristelo, apesar da derrota, mantém-se no pódio, agora no 3.º lugar, a três pontos do líder e a apenas um do Águias do Neiva.

Quem sofreu uma queda significativa foi o Lijó. Derrotado em casa pelo Silveiros por 3-2, desceu do 4.º para o 7.º posto, desperdiçando a oportunidade de se aproximar dos lugares de subida. A equipa fica agora a quatro pontos do 2.º lugar.

Carvalhas, Grimancelos e Cossourado aproveitaram para encurtar distâncias para o pódio. O Grimancelos venceu o Milhazes por 1-0, o Carvalhas triunfou pelo mesmo resultado no terreno do Andorinhas, com o golo a surgir nos instantes finais, e o Cossourado superou o Feitos por 2-1. Grimancelos e Carvalhas ocupam agora o 4.º e 5.º lugares, ambos a apenas dois pontos do Águias do Neiva. O Cossourado subiu ao 6º lugar com 27 pontos , a 54do 2º lugar.

O Sequeade, apesar do empate frente ao líder, mantém-se no 8.º lugar, posição que pode significar descida de divisão caso não consiga melhorar a classificação. A distância de seis pontos para o 2.º lugar começa a complicar as contas. Do 7.º posto para baixo, não se registaram alterações na tabela.

O empate entre Creixomil e Carvalhal mantém ambas as equipas em zona de descida, nos 10.º e 11.º lugares. O triunfo do Silveiros em Lijó não foi suficiente para abandonar o penúltimo posto. Já os Andorinhas continuam sem vencer esta época, somando apenas dois pontos, fruto de dois empates, e permanecem na última posição.

No plano ofensivo, registaram-se apenas 18 golos nesta jornada da Série A. Destaque para dois jogadores que bisaram na mesma partida: Rafael Miranda (Lijó) e José Cerqueira (Silveiros).

Na corrida aos melhores marcadores, Rui Faria, do Várzea, manteve-se na liderança, apesar de ter ficado em branco, somando 18 golos. Gil Sousa (Baluganense) e Tiago Bento (Várzea), ambos com 16 tentos, e Gatão (Sequeade), com 15, aproximaram-se do topo da tabela dos goleadores.

Andorinhas 0-1 Carvalhas

 Campo de Andorinhas 

O Carvalhas sentiu muitas dificuldades para ultrapassar o último classificado, mas acabou por garantir os três pontos. O único golo da partida surgiu aos 85 minutos, por intermédio de Simoca. Com esta vitória, o Carvalhas ascende ao 5.º lugar, com 29 pontos, ficando a apenas dois do 2.º classificado, o Águias do Neiva.

Comentário de Andorinhas:
Andorinhas não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de Alegria treinador do Carvalhas:
Um jogo que se esperava difícil quer pelo tempo quer estado do terreno e pela qualidade não refletida nos resultados do Andorinhas . Um jogo em que nós sentimos sempre algo desconfortáveis um jogo muito resiliento, tivemos 2 boas oportunidades na primeira parte que o guarda redes fez grandes defesas, tentamos alterar a dinâmica que estava muito escassa processos com pouca organização foi uma vitória muito suada mas disse aos meus jogadores a atitude nunca faltou e foram 3 pontos muito importantes para a nossa caminhada. Parabéns aos meus jogadores . Obrigado aos nossos que adeptos foram em grande número .

Cossourado 2-1 Feitos

Campo de Cossourado 

O Cossourado regressou às vitórias em casa frente ao Feitos. Mesmo em cima do intervalo, Zezinho inaugurou o marcador para os locais. Na segunda parte, Rui Sousa ampliou para 2-0 aos 60 minutos. O Feitos ainda reduziu para 2-1 aos 90 , mas não evitou a derrota por intermédio de Chita . Com este triunfo, o Cossourado sobe ao 6.º lugar, com 27 pontos, reacendendo a esperança de alcançar o pódio. Já o Feitos mantém o 9.º posto, com 20 pontos, em zona de despromoção.

Comentário de David Sousa treinador Adj. do Cossourado: 

Recebemos o Feitos num jogo que sabíamos ser exigente. A importância já era grande, mas a última jornada deu-lhe um peso extra. Era obrigatório dar uma resposta.
 Entrámos bem e fizemos uma primeira parte de qualidade. Assumimos o jogo, tivemos mais posse, criámos as melhores oportunidades e chegámos com naturalidade ao 1-0 perto do intervalo.
 Na segunda parte entrámos focados e inconformados com a vantagem mínima. Conseguimos ampliar para 2-0, mas o adversário nunca deixou de acreditar e reduziu para 2-1. A partir daí apostaram mais no jogo direto. Apesar de não termos controlado totalmente os minutos finais, a equipa mostrou maturidade e não entrou no registo do adversário.
 Primeira parte muito positiva, segunda menos conseguida, mas vitória justa. Agradecer aos adeptos pelo apoio constante.

Comentário de Dany treinador do Feitos:
Um jogo onde começou intenso, onde entramos muito bem com boas combinações ofensivas. Após passando os minutos senti minha equipa ansiosa, as vezes até com medo de errar e nervosa. Acabamos por sofrer mais um golo de bola parada quando até ao momento não merecíamos estar a perder. Mas adversário foi feliz fez o golo mesmo a fechar a primeira parte, feliz na parte do golo em que o lance pois foi um autogolo que muda trajetória da bola. Fomos para segunda parte com vontade e entrega mas uma vez mais uma bola para , um livre frontal originou 2 golo numa fase onde não mereciamos estar a perder muito menos por 2 golos. Fomos atrás resultado reduzimos e poderíamos ter no mínimo empatado. Fica uma exibição positiva mas que não nos dá os pontos que precisamos. Vamos continuar a trabalhar atrás dos pontos. Parabéns as 3 equipas em campo 2 equipas trabalharam para vencer vitória sorio aos da casa foram felizes nos lances dos golos. E parabéns a equipa de arbitragem esteve bem.

Sequeade 2-2 S. Martinho

Complexo Desportivo de Carreira

Confirmaram-se as expectativas de equilíbrio num jogo que terminou empatado 2-2, em São Miguel da Carreira. O Sequeade adiantou-se no marcador mesmo em cima do intervalo, com Gatão a converter uma grande penalidade aos 45 minutos.

Na segunda parte, Né, reforço de inverno e ex-Carapeços, empatou aos 50 minutos. Aos 66’, Francisco consumou a reviravolta para o S. Martinho (1-2), mas a resposta foi imediata e, pouco depois, Dener fez o 2-2. Apesar do empate, o S. Martinho mantém a liderança, com dois pontos de vantagem sobre o Águias do Neiva. O Sequeade continua no 8.º lugar, com 25 pontos, a seis dos lugares de subida, distância difícil, mas ainda recuperável.

Comentário de Sequeade:
Sequeade não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de João Silva treinador do S. Martinho:
Um bom jogo que termina com sabor amargo, mas com sorriso no rosto. Enfrentámos mais uma das grandes equipas da série, com jogadores de elevado nível técnico. Com intensidade, qualidade e coragem fizemos um bom jogo e muito competitivo. A primeira parte foi equilibrada e com poucas ocasiões claras, mas quando pouco fazia prever surgiu um lance de penálti que nos levou para o intervalo em desvantagem. Na segunda parte continuamos com energia e personalidade, virámos rapidamente o resultado com dois bons golos do Né Dantas e do Chiquinho. Estivemos fortes, aproveitámos alguma desorientação do adversário e criámos várias situações para ampliar a vantagem, faltando apenas o detalhe final. Já perto do fim, anormalmente, permitimos uma transição, que deu o empate. No último lance ainda tivemos uma ocasião flagrante, que nos deixou com um ligeiro amargo por não conseguirmos uma vitória que seria muito merecida mas com sorriso no rosto pelo orgulho enorme nestes Homens. Ao trabalho!

Aguias do Neiva 2-0 Cristelo

Comp. Desp. Carlos Pereira, Abade de Neiva

Vitória de grande importância do Águias do Neiva frente a um adversário direto. Flávio Cunha abriu o marcador aos 24 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, aos 75 minutos, Pedrinho fez o 2-0, fixando o resultado final. Com este triunfo, o Águias sobe ao 2.º lugar, com 31 pontos, ultrapassando o Cristelo. A equipa visitante soma agora duas derrotas nos últimos três jogos e desce ao 3.º posto, com 30 pontos, mantendo-se, ainda assim, na luta pelos lugares de subida.

Comentário de Tiago Silva treinador do Aguias do Neiva:
Sabíamos que íamos ter um jogo complicado com um adversário difícil que também está na luta pela subida. Os primeiros 5/10 minutos era notório que a equipa do cristelo queria pressionar com as suas linhas subidas tentando anular logo a nossa construção. Após esses minutos também de reconhecimento das equipas, tivemos a calma e segurança necessária para também crescer e a partir daí fomos ganhando ligeiramente mais ascendente. Fomos mais perigosos e andamos sempre mais perto da baliza adversária até que chegamos ao 1-0. Depois fomos penalizados com uma expulsão injusta onde o árbitro e bem admitiu o erro e temos que valorizar isso, mas na verdade condicionou um pouco jogo. Conseguimos defender bem e organizados no que restava da primeira parte e vamos a vencer ao intervalo.
Ajustas-mos as coisas, demos mais robustez ao meio campo e imprevisibilidade nos corredores, e com muita solidariedade e cinismo conseguimos chegar ao 2-0, ter as melhores ocasiões e não permitir lances de perigo ao adversário.
Vitória justíssima destes rapazes que tanto lutaram.

Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Um jogo menos conseguido da nossa equipa, mesmo com mais um homem não conseguimos criar oportunidades claras de golo estávamos sem ideias. Há jogos assim em que nada sai em que se pode estar lá todo o dia que nada entra. Resta nós trabalhar e preparar já o jogo de Lijó.

Grimancelos 1-0 Milhazes

Campo de Viatodos

Sem margem para erro, o Grimancelos venceu o Milhazes por 1-0. Após uma primeira parte sem golos, Marco Ferreira marcou aos 55 minutos o único tento da partida. Com este triunfo, o Grimancelos sobe ao 4.º lugar, com 29 pontos, ficando muito próximo dos 31 que atualmente garantem lugar de subida. O Milhazes ocupa o 12.º posto, com 12 pontos.

Comentário de Miguel Gomes treinador do Grimancelos:
Bom dia, Jogo repartido, nos primeiros 25 minutos tivemos ascendente no jogo, criando situações de finalização e podendo abrir o marcador, a equipa adversária reagiu, também teve as suas oportunidades para inaugurar o marcador. Uma segunda parte muito repartida, onde conseguimos chegar á vantagem, não soubemos aproveitar os espaços após o 1-0, falta de qualidade no último passe, precipitações com bola, e soubemos sofrer, também é preciso saber sofrer, não jogamos sozinhos. São 3 pontos importantes numa jornada onde conseguimos chegar á frente na classificação.

Comentário de Milhazes:
Milhazes não enviou um comentário para este jogo.

Creixomil 1-1 Carvalhal

Campo Das Fontainhas, Creixomil 

Creixomil e Carvalhal empataram 1-1 nas Fontainhas, num resultado que pouco altera a situação classificativa de ambas as equipas. Daniel colocou os da casa em vantagem aos 27 minutos, fixando o 1-0 ao intervalo. Quando tudo indicava que o Creixomil somaria os três pontos, Ricardo empatou para o Carvalhal aos 90 minutos, estabelecendo o resultado final. As duas formações somam agora 17 pontos, ocupando o 10.º e 11.º lugares, em zona de descida ao 3.º escalão.

Comentário de "Xanana" treinador do Creixomil:
Jogo muito equilibrado com as duas equipas em busca dos pontos mas com demasiada ansiedade para os conseguir. Entramos bem e tentamos impor o nosso jogo e tivemos algumas oportunidades para fazer golo e acabamos por conseguir, podíamos ter resolvido o jogo na primeira parte já que a seguir ao golo tivemos mais duas ou 3 oportunidades mas fruto da ansiedade que temos, não conseguimos. Na 2a parte foi diferente.. O adversário foi brioso e mais forte a nível atlético e conseguiu quase sempre vencer os duelos e as segundas bolas e acabou por chegar ao empate com justiça diga se através de uma bola parada nos descontos. Temos cerca de 10 pontos perdidos no tempo extra têm faltado também alguma sorte mas é futebol. Enquanto houver pontos para discutir entraremos para disputar sempre os jogos, olhos nos olhos. Empate justo, agradeço aos nossos adeptos pelo fantástico apoio.. Continuaremos!!!

Lijó 2-3 Silveiros

Campo de Lijó

O Lijó sofreu um duro revés na corrida pela subida ao perder em casa frente ao Silveiros, equipa que ocupa os lugares inferiores da tabela. José Cerqueira colocou os visitantes em vantagem aos 8 minutos. Rafael Miranda empatou aos 40’, mas ainda antes do intervalo Cerqueira bisou e fez o 2-1. Na segunda parte, Rafa também bisou e restabeleceu a igualdade (2-2). Contudo, aos 75 minutos, Carlos Sá marcou o 3-2 para o Silveiros, resultado que se manteve até final. O Lijó desce ao 7.º lugar, com 27 pontos, ficando a quatro dos lugares de subida e sem margem para novos deslizes. O Silveiros alcança a terceira vitória da época, mas continua no penúltimo posto.

Comentário de Carlos Gaiteiro treinador do Lijó:
Acima de tudo, pedir desculpa aos nossos adeptos pelo mau desempenho coletivo e agradecer -lhes todo o apoio. Em relação ao jogo, apenas dar os parabéns ao silveiros, pois foi a única equipa a querer vencer.

Comentário de Silveiros:
Silveiros não enviou um comentário para este jogo.