Decorreu ontem a 15.ª e última jornada da 1.ª volta do campeonato da 1.ª Divisão. O Remelhe já tinha confirmado, há algumas jornadas, o título de campeão de Inverno, ficando a análise detalhada dessas estatísticas para um resumo à parte.
O líder Remelhe respondeu da melhor forma aos únicos pontos perdidos na jornada anterior, ao receber e vencer o Palme por 2-0, com um golo em cada parte. O Remelhe confirma-se como campeão de Inverno incontestável e afirma-se como o mais sério candidato ao título desta época, mantendo uma distância confortável de sete pontos para o 2.º classificado. Já o Palme continua em queda na tabela classificativa e tem a linha de água apenas a três pontos.
Nos oito jogos realizados, o grande destaque vai para a surpresa protagonizada pelo Perelhal de Cacioli, que venceu no terreno do GDR Campo, interrompendo uma série de sete vitórias consecutivas da equipa da casa. Importa reforçar que o Perelhal, em apenas duas jornadas, derrubou dois gigantes do Futebol Popular: na ronda anterior tinha derrotado os Leões da Serra e, desta vez, superou o GDR Campo, outro dos clubes com fortes objetivos para esta época.
O golo de Nuno Simões, melhor marcador do Popular, não foi suficiente para garantir a vitória ao GDR Campo. O jogo parecia controlado pela equipa da casa, mas nos últimos cerca de dez minutos o Perelhal deu a volta ao marcador, com golos do jovem David, de apenas 19 anos, e de Kiko, que atravessa um excelente momento de forma. Apesar da derrota, o GDR Campo conseguiu manter o 3.º lugar na tabela classificativa.
Outra meia surpresa foi a pesada goleada sofrida pelo Núcleo da Silva no reduto do Leocadenses: 6-0, resultado que até poderia ter sido mais dilatado. Surpreende esta derrota dos pupilos de António Carvalho, depois de terem sido os únicos a roubar pontos ao líder Remelhe na jornada anterior. Ao mesmo tempo, o Leocadenses vinha de algumas jornadas com pouca inspiração ofensiva, mas respondeu da melhor forma. Na frente da tabela, não houve alterações de relevo, com o Leocadenses a segurar o 2.º lugar. Já o Núcleo da Silva caiu para a zona de despromoção. Os Leões da Serra ainda passaram por um susto, quando o Oliveira chegou ao intervalo a vencer por 2-1, mas na segunda parte os Leões deram a volta ao marcador e garantiram a vitória, mantendo o 4.º lugar. O Carapeços também cumpriu os serviços mínimos, vencendo o Fonte Coberta pela margem mínima. Ainda assim, passou por um momento de aflição com um penálti falhado pelo adversário já nos descontos, que poderia ter dado o empate. Com esta vitória, o Carapeços segurou o 5.º lugar e ainda se afastou do 6.º classificado, o Macieira, que não foi além de um empate sem golos no terreno do Águas Santas. O Fonte Coberta foi ultrapassado pelo Perelhal, que passou a ocupar o 7.º lugar, enquanto o Fonte Coberta caiu para a 8.ª posição. O Negreiros, com a vitória frente ao Paradela, saiu da zona de despromoção, ao passo que o Paradela se afundou ainda mais no fundo da tabela. O Bastuço S. João continua a ser a equipa em maiores dificuldades, ocupando o último lugar com apenas 9 pontos.
No total, foram apontados 20 golos nesta jornada. O destaque individual vai para o hat-trick de Sono, jogador do Leocadenses. Os restantes 17 golos tiveram todos marcadores diferentes.
Na luta pelos melhores marcadores, Nuno Simões, do GDR Campo, com o golo apontado, passou para a frente da tabela, somando agora 15 golos, ultrapassando Tino, do Remelhe, que tem 14. Hugo Pombo, do Leocadenses, mantém o 3.º lugar com 12 golos, Petina segue em 4.º com 11, e Alenitchev, do Oliveira, subiu ao 5.º lugar com 7 golos, os mesmos de Costinha, do Fonte Coberta, que ocupa o 6.º posto.
Leocadenses 6-0 N.Silva
Complexo desportivo Carlos Pereira Abade do Neiva
O encontro foi antecipado para sábado e o Leocadenses repetiu a “meia dúzia” que já tinha aplicado ao Águas Santas, desta vez mantendo a baliza inviolável. À partida, não se previa um desnível tão acentuado, até porque o Silva vinha de um empate moralizador frente ao líder Remelhe, sendo a única equipa a roubar pontos ao primeiro classificado. Por outro lado, o Leocadenses não atravessava um grande momento ofensivo e fora de casa não vence há três jornadas. Ainda assim, o resultado acabou por ser surpreendente. Rafa abriu o marcador aos 12 minutos (1-0). Aos 38, Hugo Pombo regressou aos golos após alguns jogos em branco, fazendo o 2-0. Dois minutos depois, Sono elevou para 3-0. Já aos 45 minutos surgiu o 4-0, num remate de Diogo que ainda sofre um desvio em Campinho antes de entrar. Na segunda parte, Sono bisou aos 70 minutos, fazendo o 5-0, e completou o hat-trick aos 85, fixando o resultado final em 6-0.
O Leocadenses continua firme na perseguição ao líder, a sete pontos de distância. Já o GDR Campo, terceiro classificado, perdeu nesta jornada e ficou agora a cinco pontos do segundo lugar. O Silva, após um início prometedor, caiu para lugar de despromoção, com 15 pontos.
Comentário de Joel Arantes treinador do Leocadenses
Uma boa vitória, contra um adversário que vinha motivado pelo seu último resultado. Sabíamos que se não entrássemos fortes e concentrados o adversário poderia nos causar problemas. Por isso entramos fortes, consistentes, com uma troca de bola segura e não dando bola ao adversário. Fomos criando oportunidades, e com o primeiro golo, foram aparecendo mais espaços para podermos finalizar. Para a segunda parte, era importante não adormecer sobre o resultado alcançado na primeira parte. Era importante não deixar o adversário entrar no jogo. E foi exatamente isso que fizemos, mantivemos o ritmo e a concentração e continuamos a não deixar o adversário criar-nos dificuldades. As substituições acabaram por trazer vivacidade ao jogo, quem entrou trouxe velocidade e criatividade e o resultado acabou por se ir dilatando. Era um resultado importante para fechar a primeira volta.
Comentário de António Carvalho treinador do Núcleo da Silva
Um jogo contra um candidato ao título. Acho que entramos bem no jogo. O primeiro lance com algum perigo é nosso, remate ao lado. O adversário começou a ter mais bola, a jogar mais no nosso meio campo e chega ao golo aos quinze minutos, no primeiro remate que fez a baliza. Um bom golo. O adversário com o golo ganhou mais confiança, estava a trocar bem a bola e os meus jogadores estavam com dificuldades para contrariar o seu futebol. Já quando pensava que ia a perder por um zero para o intervalo, mandei dois jogadores para aquecimento, para entrar ao intervalo, só que as coisas em quatro minutos mudaram. Sofremos o segundo aos quarenta e dois,o terceiro aos quarenta e três e o quarto aos quarenta e cinco e o jogo ficou praticamente fechado. Segunda parte foi tentar honrar a camisola que vestimos. O adversário ainda consegue fazer mais dois golos aos setenta e cinco e oitenta e cinco minutos Parabéns ao adversário pela vitória justa e por números justos. Quanto à minha equipa vamos tentar dar uma resposta já no próximo jogo. Agradecer aos nossos adeptos pelo apoio.
Comentário de Joel Arantes treinador do Leocadenses
Pereira 1-0 Bastuço S.João
Campo do Pereira
O Pereira regressou às vitórias ao receber o Bastuço S. João. O único golo da partida foi apontado por Luís, aos 44 minutos.
Com este triunfo, o Pereira subiu ao 9.º lugar, com 19 pontos. O Bastuço somou a sétima derrota consecutiva e continua no último lugar, com 9 pontos, já a seis da linha de água.
Comentário de Cesar Faria treinador do Bastuço S. João
Um resultado enganador, pois a melhor equipa acabou por perder o jogo. Um início onde o Pereira teve mais posse de bola mas sem oportunidades. A meio da primeira parte acabamos por inverter a tendência e tivemos as melhores oportunidades com Bruninho isolado e remate de Miguel parado pelo braço do jogador do pereira mas que o arbitro entendeu não assinalar penalti. Na segunda parte a tendência manteve-se, com 2 situações claras para chegar-mos a vantagem mas que não fomos eficazes. Enquanto isso o pereira no único remate, beneficiando de um ressalto, chegaram a vantagem. Voltamos a ter situações de perigo, 2 lances de penalti evidente que não foram assinalados.
Uma prestação positiva da minha equipa apesar da derrota e um mau dia da equipa de arbitragem que teve influência direta no resultado.
Carapeços 1-0 Fonte Coberta
Campo de Carapeços
O Carapeços venceu o Fonte Coberta por 1-0, mas esteve muito perto de perder pontos. A equipa visitante apresentou-se com bom futebol, equilibrando a partida, faltando apenas maior eficácia nos últimos 30 metros, onde o Carapeços conseguiu controlar melhor. Aos 23 minutos, o Carapeços inaugurou o marcador numa boa jogada pela direita, com Coutada a cruzar rasteiro para a área, onde Gui surgiu a encostar para o 1-0. A equipa da casa controlou o jogo até ao intervalo. Na segunda parte, sobretudo a partir dos 60 minutos, o Fonte Coberta tomou conta do encontro, criando muito perigo em transições rápidas pelos flancos, com destaque para o camisola 7, Costinha. Já nos descontos, o jovem guarda-redes do Carapeços cometeu uma falta após uma bola atrasada, originando uma grande penalidade bem assinalada. No entanto, redimiu-se ao defender o penálti, segurando a vitória para a sua equipa. O Carapeços segue tranquilo no 5.º lugar, com 26 pontos. O Fonte Coberta é 8.º classificado, com 19 pontos, e mantendo este nível exibicional terá argumentos para garantir a permanência.
Comentário de Quim Zé treinador do Carapeços:
Mais um jogo ao qual mantemos nosso rigor tático, marcamos um golo na primeira parte , mas poderíamos ter marcado mais um ou outro . Na segunda parte como é normal o adversário tentou nos pressionar um bocado mas tivemos o jogo sempre controlado.
Negreiros 1-0 Paradela
Campo de Negreiros
Em duelo entre duas equipas em dificuldades, o Negreiros recebeu e venceu o Paradela por 1-0, com golo de Ricardo aos 65 minutos. O Negreiros não perde há três jornadas, somou sete pontos nesse período e já respira melhor no 11.º lugar, com 16 pontos, embora a linha de água esteja nos 15. O Paradela, depois do surpreendente empate frente aos Leões da Serra, somou duas derrotas consecutivas e ocupa o penúltimo lugar, com 11 pontos.
Águas Santas 0-0 Macieira
Campo Dr.Teotónio da Fonseca (Águas Santas)
O empate sem golos acabou por servir melhor ao Macieira, que segue tranquilo no 6.º lugar. Já o Águas Santas continua em luta para sair da zona perigosa.
A equipa ocupa o 12.º lugar, fora da linha de água, mas com os mesmos 15 pontos do Silva, que se encontra logo abaixo.
Leões da Serra 4-2 Oliveira
Campo de Leões da Serra
Os Leões da Serra regressaram às vitórias, mas não sem antes passarem por um grande susto. André marcou logo aos 6 minutos, fazendo prever um jogo tranquilo, mas aos 38 Edu empatou para o Oliveira. Já em cima do intervalo, Alenitchev consumou a reviravolta, colocando o Oliveira a vencer por 1-2. Na segunda parte, foi preciso esperar até aos 70 minutos para Rúben empatar a partida (2-2). Três minutos depois, Ricardo voltou a dar vantagem aos Leões da Serra, fazendo o 3-2, e já perto dos 90 minutos Rick fechou o resultado em 4-2. Os Leões da Serra mantêm o 4.º lugar, com 30 pontos, ficando mais próximos do 3.º classificado, o GDR Campo, que soma 31. O Oliveira continua em dificuldades, ocupando o 14.º lugar, com 11 pontos.
Comentário de Miguel Gonçalves " Papagaio" treinador do Oliveira:
Sabíamos dante mão que seria um jogo difícil, o Leões é o bicampeão, tem qualidade individual, processos bem trabalhados e mérito no que faz. Na minha opinião fomos melhores e merecíamos claramente outro resultado. Domingo, além da qualidade que já tem, teve fatores a correr muito a favor, fatores determinantes que ditam o resultado e pontos. É difícil competir assim, mas saio orgulhoso da minha equipa era um jogo para sairmos partidos, sem equipa, mas só com grande caráter e muito controlo emocional é que conseguimos terminar com 11, nunca deixamos de lutar de honrar o clube, tenho a certeza que orgulhamos quem gosta de nós. Tenho-me pautado sempre pelo respeito pelos intervenientes e pelo campeonato, mas confesso que domingo foi difícil manter a serenidade. Há semanas atrás referi que valeu de tudo para a bola entrar na baliza do Oliveira, curioso os mesmos intervenientes esta semana valeu até com o jogo interrompido. Vamos continuar a trabalhar e a acreditar no futebol jogado.
Remelhe 2-0 Palme
Campo de Remelhe.
O Remelhe voltou às vitórias depois do empate da jornada anterior, resultado que em nada afetou a sua vantagem pontual, já que os adversários diretos também não foram além. Com este triunfo, a equipa soma agora 14 vitórias, um registo histórico que, após consulta aos nossos arquivos, as 13 vitórias consecutivas antes do empate da jornada anterior supera o anterior recorde de nove vitórias seguidas, alcançado pelo Núcleo da Silva na época 2013/2014, quando se sagrou campeão. O Palme revelou-se um adversário difícil e conseguiu manter o nulo até aos 35 minutos, altura em que Petina inaugurou o marcador, fixando o 1-0 com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, aos 75 minutos, Perdigão fez o 2-0 e selou mais uma vitória para a equipa orientada por Miguel Sá Pereira. O Remelhe, campeão de Inverno há várias jornadas, está muito bem lançado para alcançar o título definitivo no mês de maio. Já o Palme atravessa um momento complicado, não vence há cinco jogos, ocupa o 10.º lugar com 18 pontos e está apenas a três pontos da linha de água.
Comentário (Vídeo) de Rodrigues lateral direito jogador do Remelhe:
Remelhe não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Tiago Losa treinador do Palme:
Um jogo que se adivinhava difícil para nós, principalmente pelos diferentes momentos que as equipas atravessam. Criamos as melhores oportunidade de golo. Tivemos um pênalti claro que não foi assinalado na primeira parte. No segundo tempo fizemos ajustes táticos e entramos fortes e com atitude. Tivemos o momento do jogo num lance dentro da pequena área em que falhamos por milagre. Com recursos diferentes do nosso e após o adversário mexer na equipa fizemos um pênalti claro que ditou o resultado final.
GDR Campo 1-2 Perelhal
Campo do GDR Campo
O GDR Campo viu interrompida uma série de sete vitórias consecutivas, ao perder em casa frente ao Perelhal de Cacioli. Nuno Simões, melhor marcador do campeonato, colocou a equipa da casa em vantagem aos 28 minutos, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, tudo indicava mais uma vitória do Campo, mas os últimos cinco minutos foram fatais. Aos 85 minutos, David empatou a partida e, já aos 90, Kiko marcou o golo da vitória, fixando o 1-2 final.
Apesar da derrota, o GDR Campo mantém o 3.º lugar, com 31 pontos, mas vê agora os Leões da Serra a apenas um ponto. O Perelhal, com duas vitórias consecutivas frente a dois gigantes do campeonato, subiu ao 7.º lugar, com 20 pontos.