Disputou-se, à semelhança da 1.ª Divisão, a última jornada da 1.ª volta da 2.ª Divisão, correspondente à 13.ª jornada. No fecho desta ronda, o S. Martinho ultrapassou o Cristelo.

O Cristelo não conseguiu pontuar nas Fontainhas, onde foi derrotado por 3-1 frente ao Creixomil. Aproveitando este deslize, o S. Martinho foi vencer pela margem mínima (1-0) ao terreno das Andorinhas, resultado suficiente para assumir a liderança da tabela. O S. Martinho soma agora 28 pontos, enquanto o Cristelo segue no 2.º lugar com 27. Ainda assim, o Cristelo acabou por não ser muito pressionado pelos perseguidores diretos, uma vez que o empate a uma bola entre Águias do Neiva Grimancelos em Abade do Neiva fez com que nenhuma dessas equipas se aproximasse significativamente. Este leque de quatro equipas, S. Martinho, Cristelo, Águias do Neiva e Grimancelos assumem-se como principais candidatos à subida, com estas duas últimas a somarem 25 pontos. A este grupo junta-se também o Lijó, que ao vencer o Sequeade por 3-1 encurtou distâncias, ficando apenas a dois pontos do 3.º e 4.º classificados e a quatro do último lugar de subida. Com ainda muitos jogos pela frente, não podem ser descartados Cossourado, Carvalhas e Sequeade, que somam entre 20 e 21 pontos. Daí para baixo, as dificuldades aumentam para quem ambiciona discutir os primeiros lugares, dado o fosso pontual já existente, apesar de algumas equipas demonstrarem sinais de subida de forma, como é o caso do Creixomil, que ocupa o 10.º lugar com 16 pontos.

Nesta jornada da Série A foram apontados 23 golos. O destaque individual vai para João Marques, do Milhazes, o único jogador a bisar. Os restantes 20 golos tiveram todos marcadores diferentes. A lista dos melhores marcadores continua a ser liderada por Gatão, do Sequeade com 13 golos.

Lijó 3-1 Sequeade

Campo de Oliveira 

O Lijó voltou às vitórias, desta vez em casa emprestada (Oliveira) por interdição do seu recinto por um jogo , frente ao Sequeade, adversário direto com os mesmos objetivos, reacendendo a esperança de alcançar um lugar de promoção. Apesar do triunfo, foi a equipa visitante a adiantar-se no marcador, com Dener a fazer o 0-1 logo aos 7 minutos. A resposta do Lijó surgiu aos 20 minutos, quando Cibrão apontou o golo da igualdade. Já aos 38 minutos, Emerson consumou a reviravolta ao fazer o 2-1, resultado com que se chegou ao intervalo. Na segunda parte, Jordan fixou o resultado final em 3-1, aos 67 minutos. Com esta vitória, o Lijó subiu ao 5.º lugar, somando 23 pontos, ficando a apenas quatro dos lugares de promoção. O Sequeade caiu para o 8.º lugar, com 20 pontos.

Comentário de Carlos Gaiteiros treinador do Lijó:
Jogo com grau de dificuldade elevada. Entramos mal, sonolentos , apáticos, processos lentos e previsiveis. Assim sendo o adversário aproveitou para num belo remate se colocar na frente do marcador. Após esse golo sofrido, surgiu como despertador, então sim passamos a ser mais pressionantes e a criar boas jogadas de pé para pé . Conseguimos o empate através de Cibrão numa boa combinação. Até ao segundo golo , fomos criando oportunidades através de Jordan em cabeceamentos que foram ao lado. Após uma recuperação de bola, esta é colocada em Emerson que faz um belo golo. Assim fomos para o intervalo a vencer justamente. Segunda parte bem melhor da nossa parte, soubemos gerir o jogo e fazer o 3 a 1 através de Jordan . Ainda criamos uma ou outra situação de golo mas não conseguimos finalizar.

Feitos 2-4 Milhazes

 Campo de Feitos 

O Feitos foi surpreendido em casa pelo Milhazes, acabando derrotado por 4-2. A equipa visitante foi para o intervalo a vencer, com golo de José Carvalho aos 40 minutos. Na segunda parte, Barroso ainda restabeleceu a igualdade aos 57 minutos, mas em apenas três minutos o Milhazes voltou a ganhar vantagem: Pedro Costa fez o 1-2 aos 60 minutos e João Marques aumentou para 1-3 aos 62. Aos 85 minutos, Chita ainda relançou o jogo com o 2-3, mas João Marques voltou a marcar, fixando o 2-4 final. O Feitos está longe da equipa que liderou o campeonato durante seis jornadas só com vitórias e ocupa agora um modesto 9.º lugar, com 16 pontos. O Milhazes segue no 12.º lugar, com 12 pontos.

Comentário de Dany treinador do Feitos:
Jogo onde entramos trapalhões mas sempre por cima do jogo e do adversário, que fez da sua agressividade a sua melhor arma. A história do jogo e muito fácil relatar conseguimos ter 4 falhas infantis que a Este nível paga se caro. Quando o adversário tirando a nossas falhas só tem uma oportunidade clara de golo resultante de uma bola parada que equipa de arbitragem anulou lhes o golo a meu ver mal anulado. Tirando isso os nossos erros deram lhes a vitória. Resta nos trabalhar para dar a volta aos resultados e evitar oferecer este tipo de golos que tem sido recorrentes. Vamos trabalhar para dar já uma resposta no próximo jogo.

Creixomil 3-1 Cristelo

Campo Das Fontainhas "Creixomil" 

O Creixomil confirmou a sua boa fase e, depois da goleada da jornada anterior, voltou a marcar três golos, desta vez frente ao então líder Cristelo. A equipa da casa chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com golo de Gonçalo. Na segunda parte, Lopes ainda deu esperança aos pupilos de David Carvalho, ao empatar a partida (1-1) aos 60 minutos. No entanto, Marco Silva recolocou a equipa orientada por Xanana em vantagem aos 75 minutos, fazendo o 2-1. A confirmação da vitória chegou por Tiago Silva, vice-líder da lista dos melhores marcadores, que apontou o 3-1 final. Apesar da recuperação, o Creixomil ocupa ainda o 10.º lugar, com 16 pontos, longe dos lugares de subida. O Cristelo perdeu a liderança para o S. Martinho, mas segue apenas a um ponto, beneficiando ainda do empate entre Grimancelos e Águias do Neiva, que se encontram a dois pontos no 3.º e 4.º lugares.

Comentário de Hélder Gonçalves " Xanana" treinador do Creixomil:
Jogo muito equilibrado e bem disputado com duas equipas sempre a tentar jogar com muita intensidade e na procura da baliza. Entramos concentrados e estávamos avisados que o primeiro classificado vinha com tudo mas soubemos controlar o jogo e fomos sempre que podíamos uma equipa perigosa.. Acabamos por chegar ao golo numa bela jogada e mantivemos sempre o adversário em sentido. Na 2a parte tivemos mais dificuldade em segurar a equipa adversária mas fomos solidários.. Soubemos sofrer e apesar de o adversário ter chegado ao empate com mérito nunca perdemos o controlo do jogo. Tivemos sempre ligados, intensos e com muito critério na saída para o ataque, o adversário esteve sempre desconfortável no jogo e isso foi mérito de um grande trabalho dos meus jogadores. Grande vitória contra o primeiro classificado mas são só 3 pontos e a qualidade da nossa equipa merece mais.. Continuaremos!! Obrigado aos nossos adeptos pelo apoio e domingo lá estaremos para dar tudo e vencer por eles!!

Comentário de David Carvalho treinador do Cristelo:
Jogo que se adivinhava difícil e assim foi, jogo muito apático da nossa parte, irreconhecível do nível que tem vindo vindo a demonstrar. Mesmo assim logo aos 4 minutos falhamos isolados frente ao Gr do Creixomil, falhamos várias oportunidades durante o jogo, bola a barra etc. Quando não se marca sofre se é não fugimos a regra. Vitória justa do Creixomil. Agora resta trabalhar e estar pronto para Domingo. Agradecer os nossos adeptos, e pedir desculpa pela falta de atitude da nossa parte.

Cossourado 2-1 Silveiros

Campo de Cossourado 

O Cossourado voltou às vitórias em casa frente ao Silveiros, num encontro decidido ainda na primeira parte. Tampas inaugurou o marcador de grande penalidade, aos 12 minutos, fazendo o 1-0. Perto do intervalo, surgiram dois golos de rajada. Aos 44 minutos, Hugo Silva empatou também de penálti para o Silveiros, mas logo no minuto seguinte Leonardo voltou a colocar o Cossourado em vantagem, estabelecendo o 2-1 final. Na segunda parte não houve golos. O Cossourado segue no 6.º lugar, com 21 pontos, a seis dos lugares de subida. O Silveiros continua no fundo da tabela, com apenas 3 pontos.

Comentário de David Sousa treinador Adj. do Cossourado:
Um jogo importante, em casa, que nos obrigava a lutar pela vitória e nada menos, numa fase em que a tabela está muito equilibrada. Entrámos com muitas baixas e bastante desfalcados, o que nos obrigou a fazer várias alterações e adaptações no onze inicial. Ainda assim, chegámos cedo à vantagem, através de uma grande penalidade. O adversário conseguiu empatar, também de penálti, e ainda antes do intervalo fizemos o 2-1, na sequência de um desentendimento da defesa adversária. O resultado acabou por se manter até ao final. Foi um jogo fraco da nossa parte, longe do que são os nossos princípios e ideia de jogo. Nunca estivemos confortáveis e faltaram muitas das coisas que normalmente nos identificam. Acabámos por ser eficazes num jogo em que a exibição ficou muito aquém.
 Ficam os três pontos, a consciência de que temos muito a melhorar e o foco total na segunda volta. No próximo jogo voltamos a jogar em casa e temos de dar uma resposta melhor.
Agradecer aos nossos adeptos pelo apoio.

Comentário de Silveiros:
Silveiros não enviou um comentário para este jogo.

Andorinhas 0-1 S. Martinho

Campo de Andorinhas

O S. Martinho conquistou uma vitória preciosa no terreno do Andorinhas, em Arcozelo, que lhe valeu a liderança do campeonato. O único golo da partida foi apontado por Maciel, aos 37 minutos.

A equipa beneficiou da derrota do Cristelo para assumir o primeiro lugar, somando agora 28 pontos, enquanto o Cristelo segue logo atrás com 27. Os Andorinhas continuam no último lugar, com apenas 2 pontos.

Comentário de Andorinhas:
Andorinhas não enviou um comentário para este jogo.

Comentário de João Pedro Silva treinador do S. Martinho:
Mais um jogo difícil, o Andorinhas apresentou-se organizado e muito competitivo, algo que já antevíamos. A verdade é que fomos sérios, rigorosos e, claramente, superiores. Não permitimos praticamente nada ao adversário e, aproveitando as boas dimensões do campo, fomos criando diversas oportunidades, mais do que suficientes para resolver o jogo de outra forma, mas faltou-nos eficácia. A meio da 1ºparte, numa construção bem conseguida envolvendo os três corredores, chegámos ao único golo da partida, pelo Joel. De seguida, dispusemos oportunidades flagrantes para fazer o 2-0, uma a fechar a 1ºparte e outra logo a abrir a 2ª, mas não concretizamos. Continuámos a criar perigo até ao fim, com jogadores isolados mas não fechamos o jogo, o que nos obrigou a manter um nível de concentração elevado. A equipa voltou a mostrar organização e uma maturidade de destacar. Sabemos que temos muito para melhorar, mas também um grande potencial humano para continuar a crescer. Ao trabalho, juntos!

Aguias do Neiva 1-1 Grimancelos

Complexo Desportivo Carlos Pereira (Abade de Neiva) 

Antevia-se um jogo equilibrado, entre duas equipas com ambições de chegar aos lugares de subida, e foi exatamente isso que se verificou. A primeira parte foi muito tática e terminou sem golos. O marcador só foi inaugurado aos 75 minutos, com a equipa visitante a adiantar-se por intermédio de Nuno Teixeira, fazendo o 0-1. O Grimancelos esteve muito perto de conquistar os três pontos, mas já perto do final Pedrinho restabeleceu a igualdade, fixando o resultado em 1-1. Com este empate, ambas as equipas beneficiaram da derrota do Cristelo, que se mantém no 2.º lugar com 27 pontos. Águias do Neiva e Grimancelos seguem ambos com 25 pontos, ocupando o 3.º e 4.º lugares.

Comentário de Tiago Silva treinador adj. do Aguias do Neiva:
Sabíamos que íamos ter mais um jogo complicado como se tem comprovado que são todos. Uma segunda divisão cheia de competitividade. Entramos muito fortes em jogo, a pressionar logo na primeira fase de construção e a obrigar o Grimancelos a errar, embora na fosse uma primeira parte com muitas oportunidades ficou o sabor que éramos a equipa mais próxima de o fazer mas não conseguimos e fomos empatados a 0 ao intervalo. Na segunda parte o registo mantinha-se mas acabamos por sofrer um golo. Não stressamos e poucos minutos depois conseguimos o empate. Após isso, uma infelicidade de um atleta nosso em fracturar a perna acabou com jogo anímicamente para as duas equipas e acabamos por aceitar o empate. Duas grandes equipas, com objetivos iguais.
Um voto de maior força para o nosso atleta, nunca o deixaremos sozinho!

Comentário de Miguel Gomes treinador do  Grimancelos:
Jogo bem disputado, duas equipas a procurarem os 3 pontos, jogo dividido com uma primeira parte repartida, primeiros 20 minutos tivemos dificuldade na primeira fase de construção, fruto da pressão alta do adversário, pelo forte jogo interior, depois conseguimos controlar e acabamos por ter 3 situações de finalização claras. Segunda parte continuou disputada sem ascendente de nenhuma das equipas, conseguimos chegar á vantagem numa rápida transição, baixamos um pouco as linhas dando a posse ao adversário mas sem deixar criar situações de finalização, o empate chega através de um canto curto. Depois acontece o infortúnio da partida, um lance dividido que resulta na lesão grave do jogador do Águias do Neiva, ao qual desejo as melhoras. Resultado justo, ajustado ao que foi produzido pelas duas equipas.

Carvalhas 2-1 Carvalhal

Campo de Carvalhas 

O Carvalhas inverteu o local do jogo e, em vez de se deslocar a Carvalhal, recebeu o adversário no seu reduto, opção que deu frutos, somando a segunda vitória consecutiva. Denis colocou a equipa da casa em vantagem aos 12 minutos, mas aos 30 Ricardo empatou para a formação orientada por Piloto. Com o 1-1 chegou-se ao intervalo. Já aos 87 minutos, Dicas marcou o golo da vitória, selando o resultado final em 2-1. O Carvalhas subiu ao 7.º lugar, com 20 pontos, a sete dos lugares de promoção. O Carvalhal ocupa o 11.º lugar, com 12 pontos.

Comentário de Alegria treinador do Carvalhas:

Mais um jogo que sabíamos que iria ser difícil . Alertei os meus jogadores pela forma como iria jogar o Carvalhal, fomos sempre uma equipa com a nossa identidade sempre a procurar criar espaços interiores e nas faixas tivemos alguns momentos em que devíamos ter muito mais critério também mérito do Carvalhal, marcamos no primeiro e no último minuto disse lhes acreditem no vosso trabalho como eu acredito no vosso. Domingo temos mais uma batalha e vamos trabalhar para tentarmos mais uma vez ser felizes . Obrigado aos nossos adeptos foram incansáveis.