Disputou-se este fim de semana a 15.ª jornada da 2.ª Divisão, na Série B, e há muito que se esperava a confirmação do Várzea como campeão de Inverno. A equipa celebrou esse feito com uma vitória por 2-0 frente ao Núcleo de Santa Eugénia.
O Várzea mantém a liderança com 34 pontos e, à semelhança do líder da 1.ª Divisão, o Remelhe, apenas cedeu um empate em todo o campeonato até ao momento. Já o Santa Eugénia ficou em posição mais delicada após esta derrota, ocupando agora o 4.º lugar com 22 pontos, estando o 3.º classificado já a cinco pontos de distância. Ainda assim, com muitos jogos por disputar, tudo é possível para uma equipa que continua a realizar um excelente campeonato.
Na perseguição ao Várzea, a luta pelo 2.º lugar está bem acesa. O Fragoso, que soma já cinco vitórias consecutivas, venceu em casa o Necessidades por 2-0 e segue firme nessa disputa. O Baluganense também atravessa um bom momento, alcançando a quarta vitória consecutiva, desta vez por 3-0 frente ao S. Mamede, em Vila Cova, casa emprestada do visitado.
Neste duelo direto pela vice-liderança, o Fragoso soma 29 pontos, enquanto o Baluganense segue logo atrás com 27, apenas dois pontos a separarem as duas equipas.
O Chorente também não abdica dos seus objetivos e venceu o Aborim por 2-0, em Macieira (casa emprestada), subindo ao 5.º lugar da tabela. Ainda assim, encontra-se a oito pontos do último lugar de subida. Já o Cambeses, ao empatar 3-3 em casa com os Estrelas, sente cada vez mais dificuldades em entrar na luta pela subida: ocupa o 6.º lugar com 19 pontos, estando a dez pontos da linha de promoção.
Do 8.º lugar para baixo, nenhuma equipa conseguiu vencer nesta jornada, mantendo-se todas nos últimos lugares da classificação.
Nesta 15.ª jornada da Série B foram apontados 17 golos. Destaque para os bis de Arminho, jogador dos Estrelas, João Machado, do Baluganense, e Tiago Bento, do Várzea.
Na lista dos melhores marcadores, a liderança pertence a Gatão, do Sequeade, com 13 golos. Gil Rego, do Baluganense, segue no 2.º lugar com 12, e em 3.º surge agora Tiago Silva, do Creixomil, também com 12 golos.
S. Mamede 0-3 Baluganense
Campo em Vila Cova
Venceu a equipa mais forte no jogo disputado no sábado, em encontro antecipado. O Baluganense entrou determinado e marcou logo aos 5 minutos, por intermédio de Bruno, fazendo o 0-1, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, João Machado, conhecido por Jota, ampliou para 0-2 aos 64 minutos. O mesmo jogador bisou aos 80 minutos, fixando o 0-3 final. O Baluganense segue no 3.º lugar, com 27 pontos, tendo como principal adversário o Fragoso, que ocupa o 2.º lugar com mais dois pontos. O S. Mamede encontra-se no 10.º lugar, com 7 pontos.
Comentário de Jorge Faria treinador do Baluganense
Jogo complicado, frente a um adversário que se apresentou muito bem organizado do ponto de vista defensivo. A equipa do Baluganense conseguiu impor o seu ritmo de jogo, criando algumas oportunidades na primeira parte, o que permitiu chegar ao intervalo em vantagem, com o resultado de 1-0. Na segunda parte, após alguns ajustes na equipa, conseguimos ampliar a vantagem com a concretização de mais dois golos, consolidando a superioridade demonstrada ao longo do encontro. Gostaria de parabenizar a equipa adversária pela qualidade e organização apresentadas durante o jogo, bem como a equipa de arbitragem pelo excelente trabalho realizado. Uma palavra especial para os meus jogadores, que demonstraram grande capacidade, atitude e personalidade ao impor o seu futebol perante um adversário muito bem estruturado defensivamente. Não posso deixar de enaltecer, também, o apoio incansável dos nossos adeptos.
Chorente 2-0 Aborim
Campo de Macieira
O Chorente voltou às vitórias frente a um adversário que não luta pelos lugares cimeiros, mas só conseguiu desbloquear o jogo na segunda parte, depois de uma primeira metade sem golos. Em apenas dez minutos, a equipa resolveu o encontro. Michael Okush abriu o marcador aos 60 minutos e Bock ampliou para 2-0, com um excelente golo que pode ser revisto nos vídeos divulgados nas redes sociais. Com esta vitória, o Chorente subiu ao 5.º lugar, com 21 pontos, ainda a oito dos lugares de subida. O Aborim segue no 9.º lugar, com 11 pontos.
Comentário de Daniel Cardoso treinador do Chorente:
Jogo complicado com um adversário muito agressivo na disputa da bola e sem bola, dominamos por completo desde o primeiro minuto com transições rápidas, tentamos trocar a bola a dois toques pois sabíamos que o adversário era bastante agressivo e por isso tínhamos de ser rápidos a trocar a bola. No primeiro tempo desperdiçamos várias oportunidades de golo, mas no segundo tempo com as alterações no meio campo colocando jogadores mais rápidos nas linhas conseguimos marcar dois golos lindos , daqueles golos que quem vai ver o jogo fica feliz de estar presente, ganhamos bem pena é mais uma vez desperdiçamos várias oportunidades, vamos continuar a trabalhar está finalização, já que defensivamente somos a melhor defesa do popular.
Comentário de Aborim:
Aborim não enviou um comentário para este jogo.
Fragoso 2-0 Necessidades
Campo de Perelhal devido a interdição do seu recinto
O Fragoso continua em grande forma e soma já cinco vitórias consecutivas, depois do empate no terreno do líder Várzea. Frente ao Necessidades, que não dispõe das mesmas armas, mas discutiu o jogo, a equipa da casa adiantou-se aos 15 minutos, com golo de Leandro. Aos 40 minutos, Pedro Fernandes ampliou a vantagem para 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo. A segunda parte decorreu sem golos. O Fragoso ocupa o 2.º lugar com 29 pontos, mantendo uma luta direta com o Baluganense, que segue logo atrás no 3.º lugar com 27. Começa a desenhar-se uma batalha até ao final pela última vaga de acesso à divisão maior, uma vez que o Várzea parece difícil de alcançar. O Necessidades continua no último lugar e há rumores sobre a possível saída do treinador.
Comentário de Bruno Dantas treinador do Fragoso:
Uma primeira parte muito boa da minha equipa que criou oportunidades. Antes do golo já tínhamos acertado uma bola no ferro e chegamos ao intervalo a ganhar 2-0 e com um bom futebol. Na segunda parte já não fomos a mesma equipa, tivemos menos bola do que queríamos. No global, foi um resultado justo.
Comentário de Necessidades:
Necessidades não enviou um comentário para este jogo.
MARCA 1-1 FC Lírio do Neiva
Campo do MARCA Vila Cova
Defrontaram-se duas equipas que fazem a sua estreia no Futebol Popular de Barcelos e cuja classificação não lhes tem sido favorável. Em 12 jogos, ambas somam apenas uma vitória cada. Neste encontro, dividiram os pontos, embora tenha sido o Lírio do Neiva a ficar mais perto da vitória, apesar de jogar em Vila Cova. Zé Carlos, avançado que tem vindo a mostrar grande pujança, colocou o Lírio em vantagem aos 27 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo. Já perto do final, o MARCA evitou a derrota quando Eduardo Fernandes restabeleceu a igualdade aos 85 minutos, fixando o 1-1 final. Juntas na estreia e juntas na classificação, ambas as equipas somam 6 pontos, ocupando o 11.º e o 12.º lugar.
Comentário de MARCA:
MARCA não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de FC Lírio do Neiva:
FC Lírio do Neiva não enviou um comentário para este jogo.
Várzea 2-0 ND Sta. Eugénia
Campo do Várzea
Sem surpresas, apesar de receber um adversário candidato como o Santa Eugénia, o Várzea voltou a vencer, somando a 11.ª vitória da época. A equipa confirmou o título de campeão de Inverno ao liderar a Série B com 34 pontos em 36 possíveis. Os dois golos foram apontados ainda na primeira parte, ambos por Tiago Bento, que bisou aos 30 e aos 40 minutos. O Santa Eugénia, com esta derrota, complicou as suas contas na luta pelos lugares cimeiros, mantendo-se no 4.º lugar com 22 pontos, já a sete do 2.º classificado.
Comentário de Várzea:
Várzea não enviou um comentário para este jogo.
Comentário de Miguel Gonçalves treinador do ND Sta. Eugénia:
Um jogo bem disputado por 2 boas equipas onde na minha opinião ficou marcado pela eficácia da equipa adversária!! Na primeira parte tivemos as nossas oportunidades de fazer o golo e não conseguimos já ao contrário foram eficazes e chegaram a vantagem! Sofremos o segundo golo com uma infelicidade do nosso guarda redes e fomos para o intervalo com uma desvantagem mais alargada! Penso que no geral em termos daquilo que foi o jogo o empate era o mais justo para as 2 equipas mas parabéns ao várzea pela vitória! Agora cabe nos trabalhar e continuar acreditar nos nossos objetivos e fazer uma segunda volta irrepreensível!!
Cambeses 3-3 Estrelas S. Pedro
Campo de Cambeses
Foi um jogo impróprio para cardíacos, com o marcador a sofrer várias reviravoltas. Os Estrelas entrou melhor e adiantou-se no marcador aos 5 minutos, por intermédio de Armindo (0-1). Aos 34 minutos, o mesmo Armindo bisou, elevando para 0-2, deixando a equipa da casa em dificuldades. No entanto, ainda antes do intervalo 45 minutos, Marquinho reduziu de grande penalidade para 1-2, mantendo o jogo em aberto. Na segunda parte, o marcador manteve-se inalterado durante largos minutos, mas em pouco tempo tudo mudou. André Simões empatou a partida aos 80 minutos e, já aos 90, João Santos colocou o Cambeses pela primeira vez em vantagem (3-2).Quando parecia que a vitória ficaria em casa, já nos descontos, Bruno Gomes converteu uma grande penalidade, estabelecendo o 3-3 final
Comentário de Carlos Pio treinador do Cambeses:
Entramos muito mal no jogo , estivemos a perder 2 x0 fizemos o primeiro golo de penálti ao acabar a primeira parte. Acertamos melhor a equipa na segunda parte onde fizemos dois golos 3x2 mesmo acabar adversário faz o 3x3 de penálti . ACDR
Comentário de Estrelas Miguel Alves treinador do S. Pedro:
Jogo muito disputado entre 2 equipas muito próximas na tabela classificativa com alternância no resultado e incerteza até ao fim. Jogo muito correto e respeitador arbitrado à Inglesa como prefiro. O nosso objetivo claro era vencer para entrarmos definitivamente no grupo de equipas que tem estado à nossa frente, estamos perto mas ainda não chegamos lá. Pela 1ª parte perdemos 2 pontos, pela 2ª parte ganhamos 1 ponto. O foco neste momento já está no Jogo do Marca que queremos muito vencer. Nota menos positiva para a lesão do Guarda redes do Cambeses, tentamos ajudar no que foi possível (rápida recuperação).